quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MUNDO DO ESPORTE - ESPECIAL MARADONA - PARTE 2


MUNDO DO ESPORTE

Especial Maradona 50 anos


Continuação da matéria sobre os 50 anos de um dos maiores jogadores de futebol Diego Armando Maradona.

O INICIO DE UM TITÃ.

Nascido no dia 30 de outubro de 1960, em Lanús, Diego Armado Maradona, o primeiro filho homem de Diego Maradona e Dalma Salvadora Franco. Cresceu em Fiorito, em uma favela e foi nos campos de terra que aprendeu a jogar futebol.
Os primeiros passos de Diego, foram no Estrela Vermelha, time comandado e criado pelo seu pai e que jogava valendo dinheiro contra o Três Bandeiras, time em que jogava seu maior rival, e responsável por sua ida para o Argentinos Juniors, Goyo Carrizo, e com outros clubes da região.
Maradona foi convidado a fazer um teste na equipe de Goyo , o Cebollitas. E, após ter de pedir muito para Don Diego, que queria que seu filho estudasse para não levar a mesma vida que ele, Maradona conseguiu o aval para fazer a peneira.

- Na primeira jogada que fez, ele pegou a bola, levantou a perna e em vez de passar a bola, ele fez embaixadinha e deu um balão no adversário – disse Francis Cornejo, treinador do Cebollitas.


Cebollitas Apontando para Maradona, apenas com 9 anos de idade e com um talento supreendente.
O futebol apresentado por Diego não impressionou somente a Francis, que não acreditara que o pequeno e jovem jogador tinha apenas 9 anos, mas também o seu ajudante, Don José Trotta, auxiliar de Francis.
A facilidade com que batia na bola, e com a qual passava pelos adversários, impressionou o treinador, que não teve dúvidas e aceitou Diego na equipe, para a alegria do Pibe(Diego Maradona) . Francis virou o segundo pai do jovem de apenas 9 anos, e Diego o grande trunfo dos Cebollitas.
Por inúmeras vezes o treinador chegou a utilizar Diego em categorias acima de sua idade para resolver a partida, a tática funcionava, mas desagradava os treinadores dos clubes, que também não conseguiam acreditar que Diego era mais novo do que o futebol apresentado.

Francis Cornejo à esquerda e Maradona (com pose de marrento desde cedo) à direita.
- Eu tinha 12 anos, três a menos do que os outros, mas Francis me levava ao banco de reservas. Se a coisa ia mal, ele me mandava a campo. A primeira vez foi contra o Racing… empatávamos 0 a 0, ele me mandou a campo, fiz dois gols e ganhamos – confidenciou Diego Maradona.
A presença de Maradona nas categorias de base do clube foi avassaladora. Como não se podia registrar jogadores com menos de 15 anos na AFA, o Argentinos Juniors criou o Cebollitas, time que assinou o passaporte de Maradona para a primeira divisão, com apenas 15 anos. Em apenas 5 anos, Diego fez com que a equipe ficasse 136 partidas invictas, conquistasse torneios e viajasse pela América do Sul.
Tudo muito rápido, como sempre foi na vida de Diego. No Argentinos Juniors atuou até 1980, disputou 166 partidas, marcou 116 gols e não conquistou nenhum título. Chegou a ser pretendido pelo River Plate, esteve muito perto de defender o maior rival de seu clube do coração, mas acabou indo para o Boca Juniors em 1980.

Segue abiaxo vídeos mostrando o domínio de bola de Maradona ainda garoto



Fonte: www.globo.com - Adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário