domingo, 17 de outubro de 2010

Conflito de Gerações

Atualmente, muitos se perguntam cadê o verdadeiro Rock Nacional...

Claro que buscamos ouvir todos o lados da história, mas acho que devemos prestar atenção em alguns
pontos, que são eles: Qualidade Musical, Criatividade e principalmente GERAÇÕES DIFERENTES.


Qualidade musical:
Ouvindo outro dia uma entrevista de Arnaldo Sacomani e Luka, grandes produtores musicais, na qual Arnaldo defende a melhor qualidade musical das bandas atuais e critica bandas antigas, das quais ele diz que chegava ao ponto de não conseguirem fazer coisas simples. Já Luka defende tantos as bandas atuais e as antigas. Dois grandes produtores que possuem opinões diferentes. (Link da entrevista, Arnaldo e Luka)

Criatividade:
Aos falarmos de criativade musical, acho que as bandas estão em um mesmo nível. Agora falando em termos de letra, não tem como negar que as bandas de antigamente estão um patamar acima das atuais, músicas que ficam eternizadas e não são poucas. Em qualquer lugar ao tocar Legião Urbana, Paralamas e indo até um pouco mais atrás Tim Maia, Roberto Carlos. A maioria presente no local conhece.

GERAÇÕES DIFERENTES:
Acho que é o ponto principal dessa discussão, são épocas diferentes, com publicos diferentes. Vamos as fatos... Voltando ao passado não só o público, mas as bandas dos anos 80 resistem ao passar do tempo, todo presentes viveram intensamente aquele momento que ficou gravado na história como o conhecido ANOS 80. Agora falamos mais do momento atual, uma época totalmente diferente, com a capacidade de divulgação de elementos de uma forma totalmente mais acelerada, redes socias (Twitter, Orkut, Facebook), proporcionam criações das chamadas "Familías", em premios por votação na internet são criadas as "Maratonas de Votação", são gerações diferentes que como as passadas vivem seu momento da maneira como ele vai evoluindo.

Acho todos as gerações possuem seus respectivos estilos de rock.


Anos 80:



Atual:


Dois tipos "diferentes" de rock, mas que me agradam muito. Tirem suas conclusões, a minha é que todos devem escutar e curtir o que gostam, e sinceremente depois de ouvir algumas músicas recentemente criadas por bandas atuais, tendo como exemplo a música mostrada acima, não vejo o porque de um "preconceito músical" tão acentuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário